"era uma vez um aluno que acabou o secundário com média de 20 valores a todas as disciplinas. o mesmo aluno foi aos exames nacionais e tirou 20 valores em todos eles (!!!).
.
candidatou-se ao ensino superior e, acreditou ele, veria o seu esforço de 3 anos compensado no momento em que conseguisse entrar na faculdade que sempre desejou.
.
no início de setembro foi consultar a lista de colocações e descobriu que não entrou. pelos vistos, dois dias antes das colocações decidiu-se que qualquer aluno mais velho que ele, com médias de 10 valores, mas porque era mais velho ou andava a tentar à mais tempo, merecia mais a vaga que ele. se sobrassem vagas, ele poderia ir também. infelizmente para onde queria ir, não sobraram.
.
não viveu feliz para sempre."
.
.
moral da história: a geração que entrou na faculdade no ano de 2005 está a ser cilindrada por um regulamento de erasmus que está a dar preferência a alunos com médias de 10,5 valores (!!!!!) em detrimento de alunos que passaram os últimos 4 anos a esfolar-se para terem a média que têm apenas porque... dois dias antes decidiram que assim era mais justo.
.
podemos discutir se projecto é ou não o melhor critério para as colocações; mas não depois de nos manterem durante 3 anos e meio a saber que seria e mudando apenas a "dois dias" das candidaturas.
.
não é preciso ter mais de 45 de QI para perceber que esta situação é absolutamente ridícula. a faup começa a habituar-nos, com uma regularidade excessiva, a este tipo de situações. se, pelo menos, o sobrinho ou afilhado de alguém que toma estas decisões estivesse no nosso ano...
4 comentários:
de facto o infeliz método INTERNO de triagem para erasmus é de uma insensatez que me parece que tem caracterizado os mais diversos aspectos da faup desde o ensino de algumas disciplinas até à disposição e ineércia dos alunos que alimentam essas mesmas atitudes ridículas. é uma daquelas decisões que embora deixe iradas muitas pessoas (aplicadinhas até....) é bem confortável para muitas outras, uns manfios que foram adiantando disciplinas por terem ficado para trás às cadeiras "importantes". contudo o método de desempate também me parece desajustado por fazer a apologia do projecto como uma espécie de monodisciplinaridade da arquitectura...bem, resta referir que por exemplo na amiga fbaup o método de selecção passa sobretudo pela apresentação de portofolio e carta de motivação e só em caso empate é que entram as notas (de projecto....) que é como quem diz o numero de horas que se gastou a "fazer processo" no primeiro ano, ou quem cruzou de modo mais perfeito as linhas da 0,13 durante o segundo... afinal o filosofo da casa de banho é que tinha razão: na faup onde todos são irmãos, uns são filhos e outros bastardos.
Ah e esqueci-me de dizer que como "desenhava um bocado mal" no primeiro ano acho que só vou poder fazer erasmus na lusíada do Funchal ou na universidade sénior de Baguim do Monte. É a vida!
snif snif??
Ainda bem que existem infelicidades maiores no mundo para que te possas sentir melhor ...
Deixa-me um bocado estupefacta a vossa ignorância.
depois do vosso ridículo abaixo assinado, conseguíram aquilo que eu acho ainda pior: pessoas que não fizeram tantas cadeiras como vocês (que têm menos créditos por terem chumbado a espaços por exemplo!), só por terem melhor nota a projecto (sim, porque estão a fazer projecto IV), passaram-vos à frente. A dar prioridade a alguém, pelo menos que seja a alguém que já tenha feito mais cadeiras.
A questão da nota de projecto servir também como elemento de selecção parece-me mal. Do portfolio então nem se fala!Num portfolio não se verifica a autenticidade dos trabalhos podendo eu pedir a um pintor que me faça desenhos lindos e maravilhosos, assino em baixo e vou para Barcelona e Delft.
nota de projecto não, média de curso sim!
porque nao é por teres 16 a projecto que és bom aluno. Mas por ter 16 a projecto e a Antropologia do Espaço.
AHHH! como é possivel afirmarem que só dois dias antes é que souberam que ia ser por créditos se desde o ano passado se fala que ia ser este o critério? (apesar de ainda nao confirmado)
era so pensar um bocadinho...
Enviar um comentário